sábado, 10 de julho de 2010

SARAU NA EJA






A noite do Sarau na EJA fez parte das atividades de encerramento do semestre. Quem esteve presente pôde presenciar os talentos dos alunos e o compromisso de todos para que as apresentações saíssem o melhor possível. Acima temos alguns registros fotográficos e abaixo o texto que foi lido pela professora Giu, nossa mestre de cerimônias, na abertura do evento.

SARAU 100 ANOS DE NOEL E DE ADONIRAN
Hoje estamos realizando mais uma noite de sarau. Pouco a pouco esta atividade cultural vai garantindo seu espaço no calendário de nosso curso de EJA. Afinal, escola é lugar de fazer e apreciar arte. Declamar, cantar, dançar, representar, nos põe de bem com a vida, ajuda a nos conhecermos melhor e amplia a capacidade de expressarmos a vida que há em nós.
Noel Rosa e Adoniran Barbosa, hoje homenageados neste ano de centenário de seu nascimento, nos lembraram, nas últimas semanas, o quanto as aprendizagens e as vivências na escola podem ficar mais ricas e prazerosas se acompanhadas de música.
Numa linguagem colada no vivido, marcada pela ironia, pelo humor e pela crítica, Noel e Adoniran traduziram as alegrias e dificuldades do povo simples trabalhador do Rio e de São Paulo, em tempos em que viver em cidades significava cada vez mais enfrentar o desafio da solidão e da pobreza.
Mas suas músicas nos falam também do tempo miúdo das pequenas solidariedades, do jogo de cintura e das trocas culturais entre pobres de tantas raças e nações que compunham os bairros operários, os morros, a periferia em crescimento.
Noel e Adoniran nos lembram que a cantoria por uma vida digna nas grandes cidades já vem de longa data neste nosso país e, aqui e agora, cada um de nós e todos fazemos parte deste coro.

2 comentários:

  1. Achei muito legal a atitude da Diretora Priscila juntamente com os professores envolvidos em dar força para que fosse realizado este Sarau. Parabéns a todos pelo sucesso.


    Cida (secretaria do Guará)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, alunos e professores! Imagino como deve ter sido lindo! Da próxima vez divulgue antes para a gente assistir.
    Sônia

    ResponderExcluir