terça-feira, 27 de setembro de 2011

A presente postagem tem como interesse socializar a atividade sobre Educação Patrimonial realizada com os alunos dos 9º Anos de nossa escola realizada no dia 19/09.

É de se chamar a atenção como muitos patrimônios históricos e culturais da nossa cidade estão sendo derrubados e estão se tornando inexistentes. Cada patrimônio derrubado é um pedaço de nossa história que se vai junto com os entulhos. Temos que lutar pelo o que é nosso. Temos de conservar o que é nosso e temos de proteger para que nossos filhos e netos tenham a oportunidade de, assim como nós, conhecer um pouco da história dos nossos antepassados. E para isso, nossos patrimônios têm de ser tombados, para que eles só possam ser restaurados e não reformados ou demolidos. Esses patrimônios são muito importantes pra cidade. Imagine estudar ou trabalhar em um prédio que tenha mais de 100 anos de idade, eu teria orgulho de fazer parte dessa “estrutura”. Achei muito interessante e importante a nossa visita a um patrimônio tombado, a antiga Santa Casa de Misericórdia, onde fica o Instituto de Saúde Integrada, isso pode nos mostrar a importância de sabermos da história de Campinas e como ela era antes de ser moderna. Com os anos que se passam perdemos muitos registros o que dificulta o estudo da história. Seria muito proveitoso visitar outros patrimônios e lugares onde se guarda um pouco da nossa história.
Por Vitória Dezote, 9º Ano A

video

2 comentários:

  1. Fiquei muito contente em poder acompanhar nossos alunos formandos na referida atividade sobre Educação Patrimonial. Ao ver a aluna Vitória Dezote, com máquina em punho, clicando por todo quanto era canto do prédio pensei em lhe propor uma tarefa (...mania de professor!). Pedi a ela que me mandasse as imagens que mais gostou e um pequeno texto sobre a visita para eu postar no blog, afinal esse também é um espaço a ser apropriado pelos alunos.
    Gostei muito do resultado! Parabéns Vitória pela composição das cenas e pelo olhar fotográfico apurado. Já em relação à música sugerida para acompanhar as imagens você me fez lembrar um tempo (pouco tempo atrás, claro) onde eu e alguns amigos faziam vaquinha para comprar os “bolachões” do Legião... Interessante como algumas músicas atravessam gerações: A geração do vinil, a geração do CD e a atual geração bites de informação... Gerações diferentes, mas com algo em comum, o fato de se intitularem “Coca-Cola!”.
    Que só agitam? Quem sabe...
    Professor Marcos - Geografia

    ResponderExcluir
  2. NOVO OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA,
    http://www.ufpa.br/beiradorio/novo/index.php/leia-tambem/124-edicao-93--abril/1189-novo-olhar-sobre-a-matematica

    ResponderExcluir