sexta-feira, 29 de junho de 2012

RIO+20. E eu com isso?

O tema norteador da disciplina de Geografia para o 4º termo é a concepção de Globalização. Neste contexto, a Conferência para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20, foi alvo de reflexão na sala de aula devido à sua amplitude a nível global ao promover a discussão a cerca dos principais desafios postos à sociedade mundial e sobre os destinos do planeta Terra. Após as considerações sobre o evento foi exibido aos alunos dois vídeos (segue abaixo os links). O primeiro vídeo, gravado durante a Eco-92 trás o discurso da menina Severn Suzuki que, com apenas 12 anos, calou os líderes mundiais. Neste vídeo ela faz severas críticas e pede aos líderes um posicionamento mais responsável frente à resolução dos problemas ambientais e sociais do Planeta. No segundo vídeo, gravado recentemente, vemos Severn, agora com 32 anos, fazendo uma reflexão sobre o seu famoso discurso e sobre os mesmos problemas que ainda são pautados como grandes desafios para a humanidade. Percebe-se que 20 anos se passaram e muito pouco foi feito! Severn, no segundo vídeo, aponta que as soluções para os problemas devem partir da reflexão individual e da organização da sociedade civil, não depende dos líderes, já que estes “estão subordinados a outras esferas de poder”. Como aproveitamento da atividade foi proposto aos alunos que elaborassem um discurso no qual eles se dirigiriam a líderes locais cobrando ações para problemas com os quais convive em seus espaços de vivência, a menor escala de análise geográfica, ou seja, o “lugar” e, também resgatar o ideal que se consagrou na conferência ECO-92: “PENSAR GLOBALMENTE E AGIR LOCALMENTE”.
 Links dos vídeos :
vídeo 1) http://www.youtube.com/watch?v=WacryK0jSQk

Vídeo 2) http://www.youtube.com/watch?v=io2VpO0tJ40

Alguns textos são disponibilizados abaixo como exemplo da participação dos alunos:
“Meu nome é Américo J. S. Junior e estou aqui hoje para falar sobre algumas melhorias em nossa cidade. Não conheço muito bem sobre os aspectos da política, mas conheço o suficiente para dizer algumas ideias minhas. Hoje, na nossa cidade há muitos problemas. Problemas esquecidos por vocês e pela sociedade, problemas que possam ser resolvidos para a melhoria de todos nós agora e, no futuro para seus filhos e familiares. Não pense apenas mos lucros que possam arrecadar para suas campanhas, não pense apenas no que vocês ganham. Pensem nos outros habitantes da cidade, pensem também em especial nos moradores de rua, pensem nos usuários que nascem sem opção de vida, mas, principalmente, pensem no futuro da cidade. Quantas pessoas ficam sem água, luz e, às vezes, até sem alimento? Vocês já se perguntaram como as pessoas de baixa renda se viram para sustentar suas famílias em situações precárias? Então coloquem suas mãos na consciência e ajudem a sua cidade! Américo

”Boa tarde políticos, Gostaria de dizer que onde eu moro é bom, porem poderia ser melhor. Como, por exemplo, colocar lombadas nas ruas perto de casa. O pessoal passa com tudo e já houve muitas batidas. Se na minha época está bom, gostaria que no futuro meus filhos morassem em um país melhor e gostaria que morassem em um bairro bom. Em Campinas, no centro, poderia haver mais segurança, cada vez Campinas cresce mais e vocês não mudam nada, não fazem nada direito. Falta segurança, posto de saúde, ensino bom nas escolas e etc. Espero que melhorem, aposto que nenhum de vocês querem ver seus filhos morando num lugar ruim, assim como eu querem o melhor para seus filhos, um lugar bom para morarem, então tentem sempre melhorar e não piorar ou deixar como está. Felipe

Boa noite senhores políticos, A minha cidade é ótima e boa de viver. Mas precisamos ajudar as crianças de rua e muitas pessoas que estão passando fome. Isso é muito triste para mim e para todos vocês. Precisamos de mais segurança e leis mais severas por causa da bandidagem. Parar de desmatar a natureza, pois isso trás problemas ao planeta e para nossa saúde.
 Ronaldo

Um comentário:

  1. Marcos e alunos do 4o. termo, achei muito legal o trabalho de vocês! Somente entendendo melhor o mundo em que vivemos e vislumbrando alternativas é que vamos criando antídotos para a apatia, o conformismo e a indiferença diante do sofrimento humano e de todas as formas de vida do planeta! Valeu!

    ResponderExcluir