terça-feira, 17 de novembro de 2015

CARTA DOS ALUNOS DO 1º. TERMO DO CURSO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA EMEF PROFA. DULCE BENTO NASCIMENTO (CAMPINAS) EM APOIO AOS ESTUDANTES QUE OCUPAM ESCOLAS NO ESTADO DE SÃO PAULO



Através dessa carta queremos manifestar nossa crítica ao projeto de reorganização das escolas públicas estaduais que está sendo imposto pelo governador Alckmin. Essa mudança vai causar grandes transtornos à população. Várias escolas serão fechadas. Inúmeras outras se limitarão a oferecer apenas um ciclo do ensino, dificultando as rotinas das famílias e, até mesmo, desestimulando a ida à escola. É um absurdo o governo impor essa mudança sem antes consultar os professores, pais e alunos . Discordamos do projeto porque ele tem por objetivo economizar dinheiro na educação quando, na realidade, precisamos de mais investimentos para melhorar a qualidade do ensino. É uma vergonha usar a violência policial contra aqueles que lutam pelo direito à educação. Damos o total apoio aos alunos que, corajosamente, ocupam as escolas! Estamos na luta com vocês!

Campinas, 16 de novembro de 2015.


7 comentários:

  1. Que bom que vocês não se calaram e tornaram público o que pensam e o que sentem sobre esse fato tão contundente para nossa educação!
    Para que ocorra uma educação de qualidade, é mínimo que se tenha escola e professores em espaço adequados e condições de trabalho. Sobre o argumento de reorganização, o governo vem diminuindo o número de profissionais, de escolas e sufocando a educação quer privatizar o que é público e de direito da população que custeia todos os gastos deste Estado. Parabéns pela ação, assim podemos fazer com mais pessoas se tornem conscientes e ajam para evitar o desmando e abuso do poder.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom ver os nossos alunos da Educação de Jovens e Adultos, em especial vocês alunos do 1° Termo, se posicionando diante das questões atuais da nossa sociedade, em particular desta relacionada à educação pública. Fico mais feliz ainda em ver que estão antenados nos mandos e desmandos dos nossos governantes e sabem que os serviços públicos oferecidos à população devem ter qualidade. Mesmo alguns de vocês sendo ainda muito jovens, com suas vivências têm muito a contribuir com seus posicionamentos e sugestões de como melhorar a nossa vida em sociedade. Parabéns à vocês alunos do 1° Termo!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. A escola é lugar de formação! Parabéns alunos e professor pela iniciativa de refletirem e se posicionarem em apoio aos estudantes que lutam contra a reorganização das escolas da rede pública Estadual de São Paulo que, cada vez mais, vem sendo denunciada como uma verdadeira DESORGANIZAÇÃO das escolas. Em termos de organização de uma sociedade democrática há um imperativo que trata da participação ampla da sociedade nas tomadas de decisões por parte dos governantes. Pelo visto, esse imperativo não é levado em consideração pelo partido político PSDB. Havendo questionamento, a polícia é mandada para conter as manifestações. Para muitos, uma postura como essa soa como ditadura! Parece absurdo? Basta lembrarmos a intransigência e a truculência do governo PSDB frente às manifestações dos professores por melhores salários e melhores condições de trabalho. Recentemente, a rede estadual passou por uma greve de 90 dias sem qualquer avanço. Já teria sido a pior derrota da escola pública nesse ano, agora vem mais essa? O que chama a atenção nesse movimento de ocupação das escolas é o protagonismo dos alunos ao assumirem para si essa luta! Quanto maior o movimento, maior será a atenção da sociedade. Em governos como esse, mudanças só se dão diante de grande mobilização! Continuemos antenados!!!

    ResponderExcluir