quinta-feira, 11 de março de 2010

Trabalho em Barão Geraldo


O texto abaixo foi produzido a partir das idéias dos alunos no 7o B quando conversamos, na aula de História, sobre os diferentes tipos de trabalho realizados em Barão e aqueles que estão em expansão. Nossa idéia é aprofundar nossos conhecimentos sobre as condições em que estes trabalhos são realizados e investigar as mudanças e permanências do perfil do trabalho no nosso distrito e em Campinas ao longo do tempo. Gostaríamos de ouvir comentários, sugestões, problematizações para avançarmos em nossa pesquisa. Ah! Uma das dúvidas quando fechamos este texto foi: a criação de animais para corte e/ou produção de leite é algo significativo na área rural de Barão? O Sérgio achou que sim. O Henrique achou que não. Quem pode nos ajudar na busca de informações? Pensamos também que alguns trabalhadores do distrito poderiam deixar um comentário explicando como é o seu dia a dia de trabalho, as condições em que trabalha, se gosta do que faz... Aí vai o texto:

Na aula de História do 7 ano B, no dia 22 de fevereiro, discutimos a seguinte questão: quais são os diferentes trabalhos realizados em Barão Geraldo, especialmente aqueles que estão em expansão? Procuramos pistas para responder esta questão a partir das nossas vivências em Barão e dos nossos conhecimentos. Identificamos três tipos de trabalho em áreas diferentes: construção civil, prestação de serviços/comércio e agricultura.
Nosso distrito tem crescido muito nos últimos anos. A construção de estabelecimentos comerciais e de residências (sobretudo condomínios) tem feito crescer a demanda por trabalhadores da construção civil: arquitetos, engenheiros, mestre de obras, pedreiros, pintores, encanadores, eletricistas. A construção civil também requer trabalhadores ligados à comercialização de materiais de construção e de imóveis (imobiliárias). Esse crescimento residencial de médio e alto padrão cria a necessidade de mais trabalhadores prestadores de serviços tais como empregadas domésticas, jardineiros, porteiros, seguranças. O aumento da população faz crescer outros setores do comércio tais como supermercados, farmácias, padarias, postos de gasolina, mecânicas de automóveis.
Os bares e restaurantes também têm ganhado um grande espaço em Barão Geraldo. Com eles chegam empresários desse ramo, garçons, cozinheiros, faxineiros, entregadores, músicos.
Na área rural encontramos trabalhadores que produzem frutas, verduras, legumes, hortaliças mas também o setor de produção de flores é bem desenvolvido e está relacionado à pequenas indústrias que produzem embalagens para sua comercialização.
Além dos trabalhos já citados o aumento da população e do comércio também incentivou trabalhos relacionados à comunicação e à publicidade. Assim, nessas áreas, estão envolvidos profissionais que trabalham no setor gráfico, designers de computação, publicitários, jornalistas.
Um outro tipo de trabalhadores citados na aula e que se fazem presentes em Barão Geraldo são os que atuam na área da educação. Professores e outros profissionais desse setor trabalham em universidades, cursos de línguas, escolas públicas e privadas de educação infantil, ensino fundamental e médio, creches.

2 comentários:

  1. A proposta de trabalho do prof. Cláudio está muito interessante. A participação do aluno na construção do seu conhecimento é muito válido para um aprendizado consistente e de significados.
    Parabéns ao professor, pela sua dedicação, e aos alunos, pelo empenho.

    Prof. Everaldo.

    ResponderExcluir
  2. Escrever a própria história é muito significante para o homem.

    ResponderExcluir