terça-feira, 18 de maio de 2010

JÁ TEMOS NOSSO GRÊMIO

No dia 29 de abril tivemos a eleição de nosso segundo grêmio estudantil. Três chapas concorreram: CHAPA MIX, CHAPA O COCO e a vencedora CHAPA QUENTE. Esse pessoal bonito ai na foto:



O grêmio pode ser uma indicação de democratização da gestão da escola, quando oferece espaços de participação política de seus alunos na vida escolar, favorecendo a formação para a cidadania. As ações do grêmio podem disseminar-se por toda a comunidade em que se insere a escola, possibilitando o estreitamento e fortalecimento dos laços com a comunidade. Todos nós , professores, gestores, funcionários e pais precisamos colaborar com esse movimento de construção cidadã.
Nossos alunos deram, já no processo de eleição, um show de cidadania. Não houve deslealdade nas propagandas, as propostas das chapas são ótimas e o clima foi de respeito e amizade até o final. Eles foram incríveis.
Gente, olha o Lucas todo sério votando :


A seriedade e o respeito continuaram até na hora da apuração dos votos, com a vitória da Chapa Quente. Olha a foto da apuração, no momento em que eu abria a urna (tudo documentado minha gente!!!):


Agora o próximo passo é a elaboração do estatuto ou reelaboração do que já existe e submetê-lo à votação na assembléia geral dos estudantes da escola (isso mesmo, TODO MUNDO JUNTO). Tomara que a professora Gisele concorde em fazer a ata como da última vez; tarefa difícil (todo mundo falando ao mesmo tempo), mas em espaço muito democrático.
Ainda tem muito trabalho pela frente, inclusive escolher o nome do grêmio. Sugestões??? É claro que a decisão final será dos alunos, afinal o Grêmio os representa.
BOA SORTE PARA O PESSOAL ELEITO E CONTEM COM A GENTE.

2 comentários:

  1. Isso mesmo, galera do grêmio, contem com a gente!!! Bonito trabalho, Valéria!!!

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz em ver os alunos se agitando, participando, ocupando os espaços. Sinto saudade do meu tempo de aluna quando também descobri a política participando na escola.

    Naquele tempo vivíamos sob uma ditadura em nosso país e os GRÊMIOS ERAM PROIBIDOS. Então existia uma coisa chamada CENTRO CÍVICO, que na verdade era mais controlado pela direção da escola, mas que era já um espaço de participação. Formávamos as chapas, fazíamos as eleições. Fui da diretoria do Centro Cívico de minha escola e tínhamos um jornal, organizamos campeonato de voley e futebol, ajudávamos a organizar as festas, a biblioteca. Com tudo isso eu vivia dentro da escola, e adorava isso!

    Um dia fomos a um encontro de Centros Cívicos e lá ouvi alunos do ensino médio dizerem que devíamos lutar por GRÊMIOS LIVRES, que fossem totalmente independentes, que tivessem regimento próprio e autonomia dentro da escola.
    Também falavam em lutarmos por MAIS VERBAS PARA A EDUCAÇÃO.
    Aí compreendi realmente que a educação ia além de minha escola, do meu bairro e da minha cidade.
    Acho que alguns professores e uma orientadora Pedagógica, "dona Noha", foram muito importantes ao nos ajudarem a dar nossos primeiros passos em nossa organização estudantil.
    Nunca mais parei de participar!
    Bom trabalho ao Grêmio do Dulce Bento!!
    Sônia
    Coordenadora Pedagógica do Naed Sul.

    ResponderExcluir