domingo, 20 de junho de 2010

DIA 23 DE JUNHO TEM CORAL AÇUCENA NA EJA

Nesta quarta teremos o prazer de ter conosco o coral feminino Açucena regido por Ana Salvagni. Quem já teve oportunidade de ouvir e se encantar sabe que não pode faltar. Além de um acalanto para a alma e o corpo, Açucena nos proporciona uma mágica viagem por tradições sonoras de diferentes lugares e tempos. Oportunidade da gente conhecer e se deixar tocar por criações humanas sensíveis, cria-ações que vem nos ajudando a ampliar os sentidos para a vida... Seguem algumas informações sobre a apresentação e as artistas.


Coral Açucena
O coral Açucena é um coral feminino que nasceu há dois anos em Barão Geraldo – Campinas-SP. Criado pela regente e cantora Ana Salvagni, o grupo tem hoje 25 vozes. Estreou em dezembro de 2008, apresentando-se na Cia. Sarau, em Barão Geraldo, e, desde então vem realizando apresentações principalmente em Campinas. A idéia inicial foi criar um espaço acolhedor com um trabalho vocal direcionado às mulheres, mesmo as que não tinham experiência em canto coral. Dentro desta proposta, o grupo vem recebendo muitas pessoas interessadas e vem experimentando diferentes formações e repertórios.

Repertório para a apresentação
1. Surrexit Christus -Adam Gumpelzhaimer (1559-1625)
2. Rama de uma Oliveira – tradicional portuguesa (canto de colheita)
3. Maçadeiras - tradicional portuguesa (canto de trabalho)
4. Benke – Milton Nascimento e Márcio Borges / arr. Samuel Kerr
5. Mekô Merewá – canto dos índios Suruí, de Rondônia
6. Siahamba – tradicional, da África do Sul
7. Cajuína – Caetano Veloso. Arranjo: José Eduardo Gramani
8. Tambores de Mina: Nkosi sikel’i Afrika (Enoch Santanga – 1897)/ Sansa Kroma – tradicional da África do Sul / Cangoma – canto de escravos afro-brasileiros)

Regente: Ana Salvagni – breve histórico
Graduada em Regência pela UNICAMP em1994, Ana Salvagni já trabalhou com grupos como o Coral Municipal de Taquaritinga, Madrigal Boca a Boca (Campinas), Madrigal Cantabilis (Jundiaí), Coral Da Boca Pra Fora e grupo Cantadeiras (Campinas). É regente do Coral Municipal “Em Canto” de Morungaba desde 1995, e também do Coral Açucena, em Campinas, desde 2008.Já participou de diversos cursos na área de técnica vocal e regência coral, mantendo seu estudo de canto com o professor Mauricio Martinazzo.Como cantora, desenvolve trabalho de pesquisa em música popular e de tradição oral, além de apresentações, desde 1994. Apresenta-se ao lado do violeiro Paulo Freire no show Viola e Voz, além de outros espetáculos junto aos músicos Edmilson Capelupi, Edson Alves e Daniel Allain. Tem três CDs gravados: “Ana Salvagni”, “Avarandado” e “Alma Cabocla”, este último, que recebeu patrocínio da Petrobras, é dedicado à obra de Hekel Tavares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário