terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

UTOPIAS: PROJETOS PESSOAIS, PROJETOS DE PAÍS

Neste semestre o trabalho com a disciplina História no 4o. termo vai tratar das lutas por conquista de direitos e de algumas propostas e experiências formuladas e vividas, desde o final do século XIX, como alternativas à sociedade capitalista. Começamos lendo um texto de ficção do saudoso Moacyr Scliar, "A mensagem chega ao destino". O personagem da história, quando ainda era adolescente, havia enviado uma carta sem destinatário certo e lançado ao mar, numa garrafa. Já adulto recebe um pacote pelo correio de uma mulher que encontrou sua carta e a devolve. Lembra então que tratava-se de "uma carta escrita para o futuro, uma espécie de declaração de intenções, um plano de vida". O mais triste foi perceber o fracasso em tudo o que intencionara. Mas o mesmo pacote que trouxe a prova de seu malogro, trouxe também um sinal de salvação... O texto de Scliar foi o mote para que os alunos inciassem uma carta nos mesmos termos daquela do texto ("Não sei se você é uma criança, uma mulher ou um homem") contando seus projetos pessoais para o futuro e seus planos para o nosso país. Lemos os textos na aula e a turma escolheu as produções de Silvana e Tatiane para postarmos no blog da nossa escola. Mandaram bem garotas, parabéns!! Agora é com vocês...
Os gêmeos

Não sei se você é uma criança, uma mulher ou um homem. Escrevo esta carta agora para dizer o que eu quero para o meu futuro. Profissionalmentequero terminar os meus estudos, fazer muitos cursos, principalmente na área de informática. Quero ser uma grande técnica em informática, com um emprego muito melhor, bem sucedida. Quero dar um futuro melhor para os meus filhos, quer ter a minha casa própria, meu carro, uma casa na praia para passear com os meus filhos. Poder levar eles para a Disney para realizar um grande sonho da minha vida. Uma pessoa que me ame e ame meus filhos, que me ajude a ser a pessoa mais amada do mundo. Eu sinceramente quero que o Brasil seja muito diferente do que é hoje. Que os corruptos sejam extintos da face da terra, que ninguém mais passe fome ou sede. Que todos tenham uma casa para morar e que todos saibam ler e escrever, sejam felizes e ajudem o planeta. Que a Terra não esteja mais no sufoco, que ninguém esteja desmatando as florestas, poluindo os rios. E que já tenha acabado o preconceito contra gays, lésbicas, negros e pobres.
(Tatiane Rodrigues Seixa)

ESSA É A MINHA CONQUISTA
Não sei se você é uma criança, uma mulher ou um homem. O meu nome é Silvana Borges de Almeida. Agora vou escrever o que eu quero pro meu futuro. Quero terminar os meus estudos e fazer uma faculdade de gastronomia. Montar o meu próprio restaurante.
Aí eu quero pagar uma escola particular para minha filha, comprar uma casa, um carro do ano, ajudar minha família, não só a minha família, mas também a família do meu marido, poder ajudar as pessoas que precisam. Eu quero montar uma casa de dependentes químicos para poder ajudar as pessoas que usam drogas, porque estas pessoas são muito rejeitadas, desprezadas, caluniadas. As pessoas mal sabem que ser dependente químico não é safadeza, ninguém é dependente químico porque quer. Na verdade muitas pessoas sabem julgar, criticar, mas não sabem o que a família passa, o quanto a família sofre, mas ninguém te dá uma palavra de
conforto. Só quem pode te confortar é Deus porque ele não te julga, mas te dá uma palavra de conforto e está com você nas horas mais difíceis. Eu acho que pra ter um Brasil melhor precisa melhorar a saúde, ajudar os moradores de rua, mais clínicas de dependentes químicos, construir mais creches, respeitar e ajudar os idosos. É esse o sonho que eu tenho para o meu país.
(Silvana Borges de Almeida)

Um comentário:

  1. Parabens pelo seu vocabulario, acho que voce interpretou bem a visão de hoje. JESSICA

    ResponderExcluir