terça-feira, 22 de junho de 2010

Estudo do Meio

O estudo do meio foi parte integrante do projeto "A Matemática do Lixo", desenvolvido com os 8º anos do Ensino Fundamental II da EMEF Dulce Bento Nascimento, cujo objetivo foi abordar a questão do lixo e suas consequências ao meio ambiente e a importância da reciclagem.
O que é lixo? Como são produzidos? Quais os tipos de lixo? Quais as conseqüências do lixo ao meio ambiente? O que podemos fazer para amenizar essas conseqüências? O que é reciclagem? Por que é necessário reciclar? Quem a pratica? Esses foram alguns questionamentos abordados durante a realização do projeto.
Após a abordagem inicial e sondagem do conhecimento prévio dos alunos sobre o tema, orientamos e direcionamos à pesquisa; fizemos o estudo do meio, com visitas ao Departamento de Limpeza Urbana de Campinas - DLU - onde tivemos palestras de orientação sobre o lixo, suas consequências e a necessidade de reciclagem do lixo; visitamos a Cooperativa de reciclagem do lixo; visitamos o Aterro Sanitário "Delta A", onde os alunos puderam vivenciar as consequências do lixo ao meio ambiente, além do gasto do dinheiro público para cuidar de todo o lixo que produzimos no nosso dia-a-dia.
O trabalho prático:
Através de pesquisas a jornais, revistas, sites relacionados ao tema, palestras e estudo do meio, foi feito um estudo sobre a composição do lixo, os números do lixo e da reciclagem,tempo de decomposição de cada insumo, conseqüências do lixo ao meio ambiente, lixo e saúde, e os números da reciclagem do lixo no Brasil e no municipio de Campinas.

Nesta fase, os alunos fizeram a interpretação dos dados pesquisados, aplicando conteúdos matemáticos para obter novos dados. Usando operações
básicas, conversões de medidas, média aritmética, porcentagem, regra de três, estimativas, tabelas e gráficos.

Na realização do projeto contamos também com a contribuição da professora Kazuko - geografia - de forma interdisciplinar.

Prof. Everaldo Rocha.


Um comentário:

  1. Everaldo e Kazuko, parabéns pelo belo trabalho realizado!!!!! Parabéns aos alunos pelo estudo!!!

    ResponderExcluir