sábado, 25 de agosto de 2012

ELEIÇÕES MUNICIPAIS - CARTAS AOS CANDIDATOS

No final do mês passado os alunos do 2o. termo do curso de educação de jovens e adultos elaboraram cartas para os candidatos. As cartas trazem demandas, visões desconfiadas e desiludidas sobre os políticos, mas também a esperança de que os governantes assumam suas responsabilidades na construção de uma cidade melhor para todos, assim como eles assumem as suas. Lemos todas as cartas e a turma escolheu as quatro transcritas abaixo para postarmos no blog. Exercício de dizer e de escutar... exercício de entendermos as responsabilidades envolvidas na construção da vida coletiva.
 
Campinas, 31 de julho de 2012.
Prezados candidatos,
É com tristeza que lhes mando este recado. Tem menos de cinco meses que estou morando aqui na cidade de Campinas. É uma cidade linda mas abandonada! É uma falta de respeito com a população e com a própria cidade, na saúde, nas escolas! Em relação à saúde, faltam médicos, remédios nos postos. Nas escolas faltam aulas de computação, mais professores e aumento de salário. Espero que vocês possam ajudar a melhorar nossa cidade. Sem mais nada a dizer, despeço-me.
Cleide Barbosa
Campinas, 31 de julho de 2012.
Prezados candidatos à Prefeitura de Campinas,
Quero expressar o que eu penso por meio desta carta. Vou ser sincera sobre o que acho, me desculpem se não gostarem de alguma coisa..
A nossa cidade já foi referência em todos os sentidos, agora está um caos. Sem verbas, afogada em dívidas, uma calamidade, ruas e estradas cheias de buracos, praças abandonadas.
                Na saúde não tem como descrever o descaso com o ser humano muitas vezes havendo óbito. São tantas as coisas a reclamar que acabo com um branco na memória..
                E ainda o problema do trânsito insuportável, falta de metrô, obra perdida, dinheiro jogado fora e tem outros meios de melhora mas ninguém faz nada. O que fazem é colocar radares em lugares que nem é necessa´rio.
                A única esperança é que tudo isso acabe e possamos ter novamente prazer em morar aqui na Cidade das Andorinhas que estão sumindo talvez de vergonha do que fizeram com a nossa maravilhosa cidade.
                Por favor, melhorem, tomem providências, levantem a nossa moral. Obrigada!
Suzelei
                Campinas, 31 de julho de 2012..
                Prezados candidatos à Prefeitura de Campinas,
                Como eleitora e cidadã campineira estou preocupada com o rumo dessas eleições. Lendo os jornais notei que os candidatos são os mesmos. Gostaria nessa carta de mandar um recado para que os senhores saiam às ruas de porta em porta, se apresentem à população, venham nos debates, procurem saber com as pessoas quais são os problemas. Existe muita coisa faltando como creche, médico nos postos de saúde, faltam remédios.
                Senhores candidatos, não fiquem só nessa chatice de pessoas nas ruas entregando esses papeizinhos com o seu número e a sua cara e nenhuma proposta. Nós, cidadãos, queremos votar numa pessoa que queira e que vai trabalhar por Campinas, pela população, demonstrando que existem soluções. É tempo de vocês mostrarem que são honestos.
                Esperando que os senhores recebam esse recado, deixo aqui um até logo.
                Vera Lúcia R. Doswaldo
Campinas, 31 de julho de 2012.
Candidatos à Prefeitura de Campinas,
Moro em Campinas há nove anos e até agora eu não vi nada que vocês fizeram à nossa cidade.
As ruas estão uma bosta, vocês não fazem nada, podiam melhorar muita coisa em nossa cidade, podiam melhorar nossa saúde. Não podemos sair aos domingos porque os ônibus demoram muito para passar. Vocês podiam melhorar isso.
Vocês podiam cumprir a lei e fazer a sua parte. Eu estou muito indignado com tudo isso! Pego todo dia o ônibus e as passagens estão muito caras, com três reais você pode comprar pães para uma pessoa comer.
                A nossa cidade é muito bonita mas está abandonada!
                A gente faz a nossa parte e vocês?
                Vocês estão brincando com a nossa cidade e não fazendo o que é para ser feito! Tenho uma esperança: que tenham pessoas competentes à cargo de nossa cidade para ajudar toda a população de Campinas.
Alex Junior da Silva

4 comentários:

  1. Olás, parabéns por este blog! Bela iniciativa! Pra mudar o mundo, precisamos primeiro nos indignar com o que está errado! Depois falar pra todo mundo ouvir, sobre nossas indignações. E assim, darmos conta de nos unir a grupos que lutam pelas melhorias em nossa sociedade. Com este blog vcs fazem bem os dois primeiros passos. Contem um pouco pra nós, o que têm feito no terceiro passo! A que grupos pretendem se unir? Alguém faz parte de Conselhos? Já foram a algum debate com algum candidato? Eu vou participar de debate com um dos candidatos, se quiserem, posso divulgar o blog de vcs pro grupo deste candidato! Bjs, helena

    ResponderExcluir
  2. Ótima a iniciativa. Precisamos mostrar a eles o que estamos achando dos últimos acontecimentos de nossa cidade.

    Mandaram as cartas a eles? Tiveram alguma resposta?

    Um abraço
    Lili

    ResponderExcluir
  3. Olás!
    Como professora, tenho orgulho do trabalho que estão realizando.
    Como cidadã campineira compartilho tantas das palavras que escreveram! E agradeço por criarem este espaço para conhecermos um pouco das demandas da EJA e das propostas feitas especificamente para essa área!
    Abraços,
    Mafê - profa. da EMEF Pe. José Narciso V. Ehrenberg.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pessoal por essa iniciativa. Temos que buscar cada vez mais formas de expressar verdadeiramente nossas opiniões. Abraço. Simone. Pro. da Emef Pe. José Narciso - Jardim São Marcos.

    ResponderExcluir