Agradecemos a Coligação Campinas com a Força do Brasil, que se organizou em torno da candidatura de Márcio Pochmann (PT), pelo envio das propostas para a educação de jovens e adultos. A postagem está organizada em duas partes. Segue a segunda.
Democratizar o sistema educativo e a gestão municipal
DIRETRIZES
ü Fomentar a participação dos pais
e responsáveis, bem como da comunidade em seu entorno nas decisões que digam
respeito ao cotidiano escolar e à gestão pública mediante a participação nos órgãos
coletivos.
ü
Fortalecer o Conselho Municipal de Educação, recuperando seu papel como
órgão representativo e com autoridade, inclusive legal, para emitir resoluções
específicas municipais, pareceres e outros instrumentos normativos.
ü
Valorizar o FUNDEB como órgão representativo e dar a ele visibilidade em
suas ações, em especial, no que concerne à aplicação e prestação de contas
orçamentárias.
ü
Promover amplo debate sobre o Plano Municipal de Educação (PME),
trabalhar para sua aprovação e criar mecanismos de acompanhamento e controle
social da sua aplicação.
ü
Construir o Sistema Articulado de Educação, em consonância com proposta
do MEC, conforme deliberado pela Conferência Nacional de Educação.
ü
Implantar uma política pública para a superação da violência nas
escolas, de maneira articulada com a rede municipal de ensino e apoiada por
outras secretarias e órgãos municipais, instituições especializadas nesta
temática, como universidades, ONGs e outras organizações sociais.
ü
Promover a inclusão de pessoas com necessidades especiais, garantindo a
oferta de matérias e equipamentos adaptados, bem como a formação continuada dos
professores de educação especial e demais educadores e profissionais da unidade
educacional.
ü Respeitar o caráter laico da
educação pública e estimular o respeito aos direitos humanos.
METAS
ü Criar condições objetivas para
que a elaboração coletiva (equipe escolar e comunidade) do projeto
político-pedagógico das escolas ocorra, de fato, como já é previsto em
resolução específica para este fim.
ü
Fortalecer e incentivar a organização dos estudantes em instâncias
colegiadas e participativas.
ü
Promover a interface e a comunicação entre os vários órgãos da SME de
modo integrado e articulado.
ü
Integrar os diversos sistemas de informação, promovendo a publicização
dos dados da SME e sua utilização como instrumentos de planejamento e gestão.
ü
Implantar um setor responsável pela gestão de dados estatísticos
pertinentes à área educacional, articulando as informações do Sistema INTEGRE
da SME com as demais secretarias municipais, assim como com os sistemas
PRODESP, GDAE e sistemas federais.
ü
Reforçar e desenvolver institucionalmente os Núcleos de Ação Educativa
Descentralizada (NAEDs) para o exercício de uma gestão descentralizada e
aumentar a sua autonomia, aprimorando um sistema de gestão regional, com
planejamento no qual se estabeleçam metas, ações e avaliação, em consonância
com a Secretaria Municipal de Educação e os projetos político-pedagógicos das
unidades educacionais.
ü
Preparar os NAEDs para se transformarem em referência para o governo
municipal no planejamento e implantação de políticas públicas voltadas para
ações intersetoriais deste governo.
ü
Realizar concursos públicos para ingresso de professores de educação
especial, instrutores e intérpretes de LIBRAS, assim como a criação de cargos
para profissionais cuidadores de pessoas com necessidades especiais.
ü
Investir em materiais e recursos pedagógicos adaptados e em
acessibilidade nas unidades educacionais e demais órgãos da Secretaria
Municipal de Educação (SME).
ü
Desenvolver ações integradas junto às instituições de atendimento
educacional especial voltadas para um acolhimento com qualidade e mais humano
que facilitem a aprendizagem e socialização dos alunos com necessidades
especiais nas unidades educacionais da rede municipal de ensino
ü
Oferecer Bolsas para professores que se disponham a produzir material
didático (em formato digital e impresso) para que sejam distribuídos
gratuitamente aos alunos da rede e a qualquer cidadão interessado.
ü
Oferecer Bolsas para Residentes de Pedagogia a fim de ampliar o número
de profissionais atuando na rede pública.
ü
Completar o quadro de professores e demais profissionais da rede,
evitando que professores adjuntos sejam mantidos inadequadamente como os
responsáveis pelas disciplinas.
ü
Desenvolver a educação profissional municipal integrada às diretrizes
curriculares da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Campinas.
Formação
dos Trabalhadores
DIRETRIZES- EJA
ü Investir na formação dos
trabalhadores de maneira a integrar a formação geral às especificidades da
formação profissional, propiciando a estes trabalhadores a condição e as
ferramentas necessárias para o exercício pleno da cidadania, de maneira
autônoma e crítica.
ü
Promover uma formação ao trabalhador jovem e adulto em que o trabalho se
configure como eixo fundante da sociabilidade humana, superando a concepção de
trabalho como atividade restrita às necessidades do mercado e contrapondo-se à
perspectiva dualista de educação, que se expressa em uma formação diferenciada
para ricos e pobres.
ü
Possibilitar a oferta de formação profissional sustentada em eixos
tecnológicos, avançando na compreensão desta formação para além dos limites da
ocupação profissional, integrando-a a uma formação geral e ao domínio da
ciência e tecnologia contidas no trabalho, rompendo com uma concepção de
formação que separa o pensar e o fazer.
ü
Elaborar e executar um currículo integrado, centrado no trabalho como
princípio educativo, na direção de uma educação pautada na diretriz da
qualidade social.
ü Garantir itinerários formativos,
em que o trabalhador encontre possibilidade para avançar nas etapas e níveis
educacionais.
METAS – EJA
ü Reformular e ampliar o
CEPROCAMP, de maneira que todos as ações de ensino profissional ensino técnico
que estejam sob responsabilidade da prefeitura estejam integrados e
subordinados a um Plano Municipal de Qualificação, em consonância com as
diretrizes estabelecidas no plano federal e estadual.
ü
Criar subsedes regionais do CEPROCAMP, junto às estruturas dos CEUS,
priorizando de imediato cursos nas seguintes áreas: manutenção de aeronaves,
hotelaria de negócios, logística, tecnologia da informação, técnico em órteses
e próteses, farmácia.
ü
Criar o Instituto Municipal de Planejamento e Gestão Pública, que, além
de auxiliar nas atividades de pesquisa e formulação de políticas públicas,
deverá ser responsável pelo conjunto de ações de formação dos servidores
municipais, ampliando as condições de formação continuada e de cursos específicos
que sejam demandados pelas demais secretarias municipais.
ü
Ampliar a oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal
de ensino de Campinas e Fundação Municipal para Educação Comunitária (FUMEC),
por meio do aumento da capacidade de atendimento das atuais escolas e da
criação de centros de referência em EJA, nas regiões em que houver maior
demanda.
ü
Investir na formação continuada dos profissionais da EJA para atender às
especificidades desta modalidade de ensino.
ü
Estabelecer convênios com demais entes da federação e trazer para
Campinas os programas federais, sobretudo, o Programa Nacional de Educação de
Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional (PROEJA-FIC).
ü
Apoiar o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC)
e articulá-lo, efetivamente, aos programas da Secretaria Municipal de Educação
(SME), da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social
(SMCAIS) e de Geração de Trabalho e Renda.
ü
Realizar convênio junto ao MEC para introduzir em Campinas o programa da
rede CERTIFIC – programa de certificação de saberes adquiridos ao longo da vida
aos trabalhadores autônomos.
ü
Criar, em conjunto com a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, um
cadastro de prestadores de serviço, cujos conhecimentos profissionais tenham
sido reconhecidos pelo programa CERTIFIC. Este cadastro de trabalhadores
autônomos será disponibilizado para utilização da população.
ü
Estabelecer parceria com o SENAI e SENAC para garantir vagas gratuitas à
população e criar uma escola, nesta modalidade, na região do Campo Grande.
ü Estabelecer parceria com o
Governo Federal para concluir e ampliar as instalações do Instituto Federal no
Jardim Satélite Íris, integrando a proposta educacional do Instituto Federal
(IF) às necessidades de formação do município, com foco nas áreas de
Informática, Meio Ambiente e indústria.
Enviamos também o link com o caderno temático - Educação da nossa coligação Campinas com a Força do Brasil. http://marcio13.com.br/wp-content/uploads/2012/08/Programa-de-Governo-educacao.pdf
Esperamos ter contribuído com
vosso importante trabalho educacional e agradecemos a oportunidade de levarmos
nossas propostas a alunos, pais e educadores.
Parabéns pelo blog, e parabéns ao Candidato Márcio Pochmann pelo cuidado em propor metas e diretrizes para os educadores, e aos alunos do EJA.
ResponderExcluirPropostas de qualidade que merecem ser elogiadas.