quarta-feira, 5 de setembro de 2012

S.O.S. EDUCAÇÃO, QUEREMOS INOVAÇÃO

Quais são as propostas dos candidatos à prefeito de Campinas em relação à educação de jovens e adultos? Gostaríamos muito que os candidatos dessem seu recado aqui no blog de nossa escola. Para dar o pontapé inicial os alunos do 2o. termo escreveram um texto coletivo avaliando o que tem funcionado bem em nosso curso de EJA, o que poderia ser aprimorado e que inovações seriam bem vindas. Se pudermos também dialogar com outros alunos e professores de cursos de EJA, educadores em geral e pessoas interessadas nos rumos da educação do nosso país ficaremos bem contentes!  Até mais!
 
 
Somos alunos do segundo termo do curso noturno de educação de jovens e adultos na Escola Dulce Bento Nascimento, no bairro do Guará, em Barão Geraldo. O curso de EJA atende alunos de todo o distrito porque somente nossa escola oferece o supletivo de 5ª. à 8ª. séries na  região. Aqui é um lugar onde nos sentimos em casa, os professores são nossos amigos e excelentes profissionais e fazem o possível e o impossível para que não desistamos dos estudos. Mesmo assim o ensino público ainda está fraco e pode melhorar muito! O ensino fundamental para jovens e adultos deveria ter uma atenção especial dos governantes e não apenas a educação das crianças. O orçamento da cidade deveria prever um investimento maior na educação de jovens e adultos e nós devemos exigir transparência nos atos feitos na Prefeitura.
 
 
Queremos um ensino de qualidade que possa formar cidadãos honestos, que possa formar governantes. Uma educação para encaminhar as pessoas para a vida, para terem seu próprio sustento, progredirem  na aquisição de conhecimentos e no crescimento cultural, com satisfação pessoal e familiar. Esperamos que os professores sejam valorizados e  bem remunerados para que possam continuar sempre assim, com muita dedicação. Desse modo não precisariam fazer greve, pois isso atrapalha o nosso aprendizado e a nossa rotina. Nós somos trabalhadores e estamos aqui para recuperar o tempo perdido e não podemos perder mais tempo. É importante que os professores tenham mais satisfação com sua profissão e trabalhem em condições melhores.

QUEREMOS UM ENSINO DE
QUALIDADE QUE POSSA
FORMAR CIDADÃOS HONESTOS,
QUE POSSA FORMAR
GOVERNANTES
 
Faltam recursos estruturais e técnicos na escola como equipamentos informatizados para um melhor ensino. A sala de aula poderia estar preparada para vermos filmes e acessarmos a internet. Quanto às cadeiras e às mesas poderíamos ter mais conforto. Os professores poderiam ter uma dedicação maior ao curso noturno para atender os alunos com mais dificuldades. O intervalo para a janta deveria ter 20 minutos e o horário de saída  um pouco mais cedo porque muitos alunos chegam em casa tarde e levantam muito cedo para trabalhar. Com a canseira do dia a dia alguns acabam desistindo dos estudos. O transporte escolar gratuito e a janta são direitos conquistados . Nem todo mundo pode pagar a passagem. Os novos governantes eleitos não podem tirar estas conquistas, devem é melhorar. Por exemplo, a biblioteca precisa de mais livros, vídeos educativos, assinaturas de jornais e outros materiais didáticos. Os cursos profissionalizantes não estão funcionando para todas as turmas. Queremos cursos de informática, pois hoje todos têm que ter estes conhecimentos.

Por Campinas ser  uma cidade cultural poderíamos ter mais tempo para explorar estas maravilhas fora da sala de aula, mais passeios nos centros culturais, poder aprender mais de nossa cidade, pois Campinas também é um patrimônio histórico. Para quem nunca teve a oportunidade de estudar, estes passeios são muito importantes. Poderíamos juntos fazer um jornal com os problemas e recursos que a escola nos oferece. Os políticos, antes e depois das eleições, deveriam ir às escolas para ver realmente o que estamos precisando. Não adianta tomarem as decisões de longe, precisam comparecer na escola. Sem oferecer condições de estudo  para os jovens e adultos nas escolas públicas nossa cidade não tem futuro!

9 comentários:

  1. Muito legal o texto! As ideias são ótimas e acredito que os candidatos devem se manisfestar a respeito da Educação de Jovens e Adultos. Não podemos perder os direitos que foram conquistados! Parabéns à todos os alunos e professores que participaram!
    Fernando Martins

    ResponderExcluir
  2. Emocionante a carta de vocês!

    Essa carta deve ser mandada a todos os candidatos!

    Sou professora de educação infantil, sempre lutei por uma educação pública de qualidade e concordo com vocês, muitas vezes, quando falamos em educação, pensamos somente nas crianças. A carta de vocês levantou muitos pontos importantes para que pensemos numa educação de qualidade de fato para TODOS: os que estão no ensino regular e os que não tiveram a oportunidade de estarem, mas que estão agora lutando pela sua educação.

    A escola tem que ter qualidade para TODOS!

    Parabéns!
    Lili

    ResponderExcluir
  3. Caros alunos, querido prof. Cláudio.

    A carta de vocês representa a angústia, as perspectivas e o desejo de muitos alunos do Brasil todo, especialmente daqueles que como vocês fazem parte de um programa que precisa de mais atenção e investimento do poder público. conheço alguns candidatos a vereador da nossa cidade, e tomarei a liberdade de indicar a eles a leitura do blog de vocês, para que tomem ciência daquilo que cidadãos críticos e conscientes de seus direitos esperam.

    Parabéns pela iniciativa! Nana Haddad

    ResponderExcluir
  4. Bom dia! Gostaria de conversar com vocês por e-mail. Pode ser? Escrevam para meu e-mail alemdodeserto@hotmail.com abraço! Érica

    ResponderExcluir
  5. Caros amigos do 2º termo,
    Lemos o texto que vocês produziram. Gostariamos de dizer que concordamos com tudo que vocês escreveram. Temos esperança que os candidatos apresentem propostas para melhorar a Educação, em especial a Educação de Jovens e Adultos. Gostariamos também de expressar nossa indignação em relação a postura de alguns políticos e esperamos que esses candidatos façam alguma diferença!!!
    abraços a todos.
    Alunos do 3º termo.
    Leitura realizada na aula de Geografia e Gestão, professores Marcos e Jeovanka

    ResponderExcluir
  6. Ola pessoal sou um aluno do 4termo, e estudo aqui nessa escola desde 1998.Desde então melhorou muita coisa na escola como a "merenda,cadeiras,laboratorio de informatica,programações de aulas. Mas todos esses direitos foram conquistados com muito sacrificio.Hj pensamos como sera o proximo politico que entrara na nossa cidade, em que ele vai melhorar, pois temos muitos problemas a resolver.Queriamos pedir a colaboração de todos que tiverem a comprensão de nos ajudar.Gradeço muito a comprenssão,abraço "nos ajudem"

    ResponderExcluir
  7. Caros alunos,
    O texto aborda um assunto bem pertinente, que está diretamente ligado às nossas vidas, aos nossos anceios, às nossas necessidades enquanto cidadãos inseridos em uma sociedade dinâmica e cada vez mais competitiva: A EDUCAÇÃO, em especial, a EJA.
    Vocês apontam várias conquistas (conseguidas com muita luta, como o transporte escolar e a refeição. Ainda faltam muitas outras conquistas para avançarmos, em busca de uma educação de qualidade.
    Estamos prestes a fazer a escolha do prefeito e vereadores para governar e legislar nos próximos quatro anos. É um momento de reflexão, de análise das propostas voltadas para Educação, inclusive propostas para a Educação de Jovens e Adultos - EJA.
    Vamos fazer escolhas basendo em propostas sérias, investigando a vida política dos candidatos desse pleito, discutindo com vizinhos, familiares, professores, etc., buscando fazer uma melhor escolha para a nossa cidade.

    ResponderExcluir
  8. Eu concordo com os alunos do segundo termo,pois tudo que eles citaram no texto é realmente o que acontece.Nossa escola tem muitas coisas que deveriam melhorar.Como mais passeios para lugares diferentes para que nosso aprendizado seja melhor.Na minha opinião deveriamos explorar mais o laboratório de informática para conhecermos coisas novas e diferentes, pois ficar sempre aprendendo a mesma coisa as vezes fica meio cansativo.Bom esse foi o meu cometário e espero que voce após ter lido de o seu tambem.Os alunos do segundo termo estão de parabéns e espero que continue sempre assim.
    Stela quarto termo

    ResponderExcluir
  9. ola pessoal eu li seus comentarios e achei muito legal, eu tambem acho que deveria aumentar o horário da janta, consertar os computadores para que os alunos tenham enfim aulas de informaticas (Marly - aluna do 4o. termo)

    ResponderExcluir